Cuiabá-MT
Alunos de escola sem ar-condicionado se refrescam com banho de mangueira em Cuiabá
Compartilhe:
Com os termômetros marcando 40ºC praticamente todos os dias, em Cuiabá, nesse período, é preciso encontrar alternativas para amenizar o calor e o tempo seco. Na Escola Municipal de Educação Básica Deputado Ulisses Silveira Guimarães, no Bairro Ouro Fino, por exemplo, os funcionários ofereceram banho de mangueira para os alunos, nessa quarta-feira (11).
Segundo a coordenadora pedagógica Dulcinéia Tomaz de Aquino, a escola desenvolveu a atividade por conta da umidade do após alertas emitidos pela Defesa Civil.
Para o banho de mangueira ao ar-livre, foi solicitada autorização dos pais. Os alunos levam de casa roupa de banho para fazer a atividade na escola. Não existe umidificadores de ar e nem ar-condicionado nas salas de aula.
“O intuito é melhorar a qualidade do ar e amenizar o calor. Os alunos estão adorando e se divertem muito. A atividade é uma brincadeira que fazíamos quando criança, e na infância era comum fazer isso. O que fizemos foi unir o útil ao agradável, na utilidade de tomar providências por conta da saúde e agradar as crianças”, contou a coordenadora.
O banho de mangueira é feito somente com as turmas do pré-escolar e no período da tarde. A escola não possui piscina, equipamentos de refrigeração e umidificadores de ar nas salas de aula.
Segundo a coordenadora, os professores levam umidificadores e até ventiladores com a intenção de ajudar, pois os ventiladores que a instituição possui não basta para amenizar o calor.
Dulcinéia disse que a escola está participando de um projeto de humanização desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá para receber ar-condicionado. Porém a escola deve se adequar a alguns critérios do projeto para ser contemplada, como adequação da rede elétrica e no telhado.
Segundo a coordenadora, já faz umas duas semanas que a atividade está sendo realizada. Ainda disse que uma equipe de engenharia da prefeitura foi na escola esta semana para verificar a estrutura e tentar agilizar o andamento do certame.
A escola atende cerca de 560 alunos nos dois períodos, matutino e vespertino. São cinco turmas que participam do banho de mangueira, em torno de 125 alunos.
Um alerta de calor foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para terça-feira (10) e esta quarta-feira (11) devido às altas temperaturas registradas no estado. Segundo o Instituto, uma grande e forte massa de ar seco é predominante no Centro-Oeste. A Defesa Civil também alertou a população sobre a onda de calor.